Hoje foi publicada uma nova pesquisa do DataTempo/CP2 que confirmou a minha percepção: definitivamente houve uma reflexão da onda Quintão. Mas mais bruscamente do que eu estava esperando. Agora, a disputa está empatada:
Leonardo Quintão ( PMDB) : 39,95 %
Marcio Lacerda ( PSB) : 39,83%
Eu, no meu último post, tinha detectado um certo cansaço da população com o discurso de Quintão, mas eu não tinha certeza se Lacerda seria capaz de tirar proveito disso e roubar os votos do peemedebista. Ele conseguiu, parcialmente. Lacerda subiu 10,43% em relação à pesquisa anterior, enquanto Quintão caiu 14,39%. Ou seja, um terço dos eleitores que deixaram de ter a intenção de votar em Quintão não passaram para o lado de Lacerda. Ou ficaram indecisos ou optaram por branco/nulo. Isso confirma uma frase que eu escrevi num comentário lá no NPTO : " ... as pessoas desanimam de Quintão, mas não animam em votar em Lacerda".
Lacerda tem sido mais eficiente na campanha negativa contra Quintão, pelo menos essa é a impressão que eu tenho tido andando pelas ruas de Belo Horizonte. Em cada esquina você encontra panfletos com foto do Leonardo Quintão junto com Newton Cardoso ou desancando a atual administração do prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão (pai de Leonardo). No entanto, a rejeição ao acordão (principalmente por parte de uma parcela dos eleitores politizados de esquerda) e o carisma de José Serra e expressividade de cigano Igor de Marcio Lacerda tem sido um pararelepípedo no sapato do "poste". São essas e outras que fazem com que um voto perdido por Quintão não seja um voto ganho por Lacerda.
As notícias agora são de que a campanha de Leonardo Quintão partirá para cima de forma mais agressiva. Voltará a acusar Lacerda de "mensaleiro", apontará Virgílio Guimarães (coordenador da campanha do Marcio) como o homem que tirou o "mensalão" de BH e levou para Brasília e atacará a aliança "incoerente" que apóia Lacerda. Será que vai dar resultado?
E hoje tem um debate na TV Alterosa que promete ser quentíssimo. A quem interessar, o debate passará ao vivo, às 22:30 hrs, aqui e aqui. Eu não perco por nada.
PS: Mais tarde, ou amanhã, eu falo um pouco sobre os motivos desse cansaço da população em relação a Leonardo Quintão.
0 comentários:
Postar um comentário