quarta-feira, 28 de maio de 2008

Mais realistas que o rei

Manchete da Folha Online de ontem: "Câmara aprova lei que considera crime dirigir com qualquer teor de álcool no sangue". Na hora eu pensei: "que beleza!", mas depois comecei a imaginar a seguinte situação:


"O rapaz tomou um, só um, copo de cerveja na casa de um amigo, assistindo a um jogo do Mengão, que, lógico, venceu mais uma vez. Terminada a partida, ele pega seu carro para voltar para casa. Precisa dormir cedo, pois trabalha na manhã seguinte. Desafortunadamente, como diria Silvio Lancelotti, é parado por uma blitz policial. O guarda, dotado de um sexto sentido paranóico, olha-o fixamente e afirma :


- Você bebeu , garoto!

- Não , não bebi, ele responde

- Além de tudo é mentiroso. Levem ele!


Dois outros policiais pegam o meliante e o levam para dentro do posto policial , que está abarrotado de gente. O rapaz logo descobre que todas essas pessoas cometeram o mesmo crime. Lá tem todo tipo de gente: tem uma senhora que bebericou o conhaque que estava usando para flambar uma carne, um homem , doente do coração, que tomou uma taça de vinho por recomendação de seu médico, um bêbado que bebeu 20 chopps do Albano's.... Todos esperando para serem encaminhados ao laboratório para colherem e examinarem seus sangues. E não parava de chegar gente ao posto policial, todos detidos, justa ou injustamente, pela paranóia do comandante da operação".


Logicamente isso é uma brincadeira, mas estou querendo mostrar com isso que, nesse ponto, a Câmara está querendo ser mais realista que o rei. Ora, atualmente é permitido por lei dirigir após o consumo de duas doses de bebida alcoólica, pois está provado que o consumo dessa quantidade de álcool não altera o reflexo do motorista. Então, para que mudar isso? A quem isso interessa?


PS: Esse trecho da lei, sobre o qual falei acima, certamente, não trará benefícios à sociedade. Entretanto, essa lei, proposta pelos deputados, tem um ponto relevante: a proibição da venda de bebidas alcoólicas nas áreas rurais próximas a rodovias. Essa sim é uma proposta interessante, que poderá reduzir o número de acidentes nas nossas estradas.

0 comentários: