Agora foi a vez da revista inglesa Times lançar a sua lista. E vejam só: Cidadão Kane ficou de fora. Não está nem entre os 100. E quer saber de uma coisa? Eu já estava cansado de toda lista vir com esse filme no topo.
Embora a revista tenha tido a coragem e o mérito de fugir da mesmice deixando a grande unanimidade de fora, ela trouxe algumas surpresas: umas agradáveis, outras nem tanto. Além de ser uma lista em que predominou desproporcionalmente os filmes de língua inglesa.
Poderíamos discutir filme por filme e não se chegaria a um consenso. Por um simples motivo: gosto é gosto. Eu não deixaria de fora o Sétimo Selo, Fellini 8 ½, Paris, Texas, O Leopardo ou Era uma vez no oeste (foi nesse filme que eu me apaixonei pela Claudia Cardinale!), por exemplo. E não incluiria E.T, Sangue Negro ou Toy Story na minha lista. Gostei de Encontro e desencontro e A primeira noite de um homem terem entrado...
Agora, a lista dos três primeiros é sacanagem:

1º - Casablanca(1942) , que é evidentemente um bom filme que conta com o charme do Humphrey Bogart, a beleza estonteante e o talento da Ingrid Bergman e a linda música-tema As time goes by ( Play it again, Sam). Mas daí a considerá-lo o melhor de todos os tempos vai uma grande distância .Ele não é talvez nem o melhor dos anos 40...

2°- Sangue Negro(2007), é o filme mais recente
a figurar na lista, mas não é nem o melhor de 2007 na minha opinião.

3º - E.T (1982), talvez esse filme tenha seus encantos, mas eu não vejo tanta graça nele. Não a ponto de considerá-lo o terceiro melhor de todos os tempos!
O meu filme favorito é esse:

O poderoso chefão (1972), que ficou em décimo lugar. Copolla está no melhor de sua forma e as atuações de Marlon Brando e Al Pacino nesse filme são inesquecíveis.
Bom, o resto da lista está aqui. Tire sua próprias conclusões.
1 comentários:
Bruno,
Valeu pela visita lá no De Olho no Fato. Apareça sempre e entre na conversa.
Gostei do seu blog (menos a parte do Flamengo) e vou pintar por aqui de vez em quando.
LUIZ
Postar um comentário