sábado, 29 de setembro de 2007

A capa da Veja

Com o relatório da polícia federal comendo solto por aí e denunciando o "mensalão tucano" , a Veja dá o Che Guevara na capa! E a matéria? O velho discurso da época da guerra fria tentando derrubar o mito. A desculpa é o aniversário de 40 anos da morte do guerrilheiro. Ora, mas ele morreu em 8 de outubro. Essa capa, portanto, poderia ser a da próxima semana.

Se eu soubesse que os editores da Veja tiveram esse "apagão mental" , eu poderia ter sugerido vários assuntos para a capa:

1) a CPI da TVA-Abril : A Veja poderia aproveitar sua sanha denunciadora e explicar tim-tim por tim-tim o negócio nebuloso que foi a venda da TVA ( que pertence ao grupo Abril, dono da Veja) para a Telefônica. A Telefônica é uma empresa espanhola e a constituição brasileira proíbe que uma empresa estrangeira controle um veículo de comunicação. A suspeita é que há um contrato de gaveta deixando o controle da TVA nas mãos da Telefônica. Uai, peraí! Isso não torna a Abril "laranja" da Telefônica? Por que a Veja se preocupa tanto com os "laranjas" do Renan Calheiros e se esquece de "laranjas" mais próximos? Informação: já há na Câmara dos deputados um requerimento com 181 assinaturas para a instauração da CPI. O número de assinaturas é o suficiente para sua instalação , mas há lobistas da Abril aliciando os deputados a retirarem suas assinaturas. Uai, peraí! Se não deve nada, a Abril não tem nada a temer, certo? A Veja disse algo semelhante quando o governo tentava impedir CPIs que não eram do seu interesse. Por que dois pesos e duas medidas,hein Veja?!?!

2) O "mensalão tucano" : O "mensalão do PT" que foi alvo de dezenas de capas da Veja envolveu 19 políticos, o "tucano" envolveu 150 políticos e não teve nenhuminha. Por que não se fala que o Aécio Neves recebeu R$100.000 do valerioduto para sua campanha para deputado federal em 1998? Por que não se fala que o valerioduto abasteceu, através de caixa 2, a campanha do FHC, como reconheceu, nada mais nada menos, que o presidente do PSDB e cadidato ao governo de Minas na época, Eduardo Azeredo? Por que não se fala que o presidente do PT na época da denúncia do esquema chamado de mensalão, José Genuino, pecou por omissão e o presidente do PSDB em 1998, Azeredo, foi o beneficiário direto do crime? Por que não dizer que o Caixa 2 tucano envolveu muito mais partidos e muito mais dinheiro que o petista? Isso não isenta o PT de crime de caixa 2 , mas será que o leitor da Veja não merece conhecer a verdade?

3) Dados do IBGE: Estudo recente do IBGE mostrou que caiu a pobreza entre os idosos e isso se deve ao aumento real do salário mínimo nos últimos anos e seu reflexo na previdência social. Mas os "cabeça de planilha" da Veja não dariam uma capa assim, isso seria confessar que a previdência não é só mais um gasto , que ela trás benefício evidentes para a população como um todo, já que muitos idosos são hoje arrimo de família.

Esse temas são mais pertinentes para a capa da revista semanal mais vendida do Brasil ,não acham? Mas a Veja prefere continuar sua doutrinação direitista da classe média ( que se acha informada lendo a Veja!).

terça-feira, 25 de setembro de 2007

O poodle do poodle

É muito comum você ter uma simpatia instantânea por uma pessoa. Pode ter vários motivos: o carisma, uma atitude louvável... ou, mais comumente, nenhum motivo. A grande maioria dessas simpatias instantâneas inexplicadas evoluem lentamente para uma decepção. Isso aconteceu comigo recentemente.

Eu tinha por Bernard Kouchner uma grande admiração. Ele foi o criador do"Médicos sem Fronteiras", organização que visa recrutar médicos para ações humanitárias em locais onde há vítimas de catástrofes, epidemias, conflitos...É uma idéia brilhante que seduz milhares de médicos, principalmente, jovens e idealistas como eu. Durante algum tempo eu sonhei em ser recrutado, mas a vida foi me levando, de um lugar para outro, até que cheguei aqui em BH e não tenho como sair, pelo menos por enquanto.

Bom , portanto não era imotivada minha simpatia por ele. Mas eis que vem a quase inexorável segunda fase, a decepção.

Kouchner , que era um dos expoentes do partido Socialista francês, aceitou o convite do presidente da França,o direitista Nicolas Sarkozy, para ser seu Ministro do Exterior ( desfiliando-se assim do PS). Esse oportunismo não é uma atitude muito honrosa, mas podemos considerar que faz parte do jogo. So far...

O problema é que ele começou a colecionar gafes e atitudes condenáveis. Sua última foi a bravata " Temos que nos preparar para o pior, e o pior é a guerra", falando sobre o Irã e suas supostas armas nucleares. Sabe-se, porém, que o Irã precisaria de 3 a 8 anos para fabricar uma bomba atômica, tempo mais do que suficiente para se tentar a alternativa diplomática.

Esse anúncio de Kouchner se insere no seguinte contexto: Bush procura desesperadamente um motivo para atacar o Irã ( a Casa Branca acusa o Teerã de patrocinar a resistência à dominação americana no Iraque e, mais importante, Bush busca um trunfo para a eleição presidencial americana no ano que vem, caso contrário seguirá sendo um "lame duck") e o chefe do ex-socialista , o hiperativo Nicolas Sarkozy, é o mais novo poodle de Bush. E Kouchner, ao que parece, é o poodle do poodle!

Portanto, ele, até então considerado um grande humanista, pode se tornar co-autor de mais uma guerra sórdida no Oriente Médio!

É ou não é para se decepcionar?

domingo, 16 de setembro de 2007

Person e São Paulo S/A




Esse foi mais um fim de semana de muito cinema para mim. Entre os filmes que eu assisti estão o " Person" e " São Paulo S/A". O primeiro é um documentário dirigido pela Marina Person sobre o seu pai, o cineasta Luiz Sérgio Person e o segundo é o principal filme dele.


***

Existem momentos propícios para se conhecer a obra de determinado diretor de cinema, de determinado escritor... A exibição de " Person" nos cinemas é um bom estímulo para, pelo menos, tentarmos entender o culto ao homenageado do documentário.

Se o documentário não é um primor, ao menos presta o grande serviço ao cinema brasileiro de jogar luzes a obra de Luiz Sérgio. Por que digo que o documentário não é um primor? É porque a Marina o dirigiu de uma maneira um tanto quanto conservadora ( lembre-se , é o seu primeiro documentário!), mas isso não é nenhum demérito, já que ela não se propôs a revolucionar o cinema e sim homenagear seu pai. E logrou grande êxito ao fazê-lo com grande afeto. Mostrou que, além de apresentar programas bobocas na MTV, ela sabe filmar e nos proporcionou um filme cheio de ternura sobre a morte, a lembrança e o recomeço.

E recomeço é também um dos temas de "São Paulo S/A". É a história de Carlos ( Walmor Chagas, excepcional!) , um jovem tentando subir na vida, tendo como pano de fundo uma São Paulo , dos anos 50 , que se desenvolvia rapidamente. São Paulo , aliás, é quase um personagem do filme.
Carlos, depois de algumas aventuras amorosas, deixa o Rio e se muda para São Paulo , que vivia a euforia da instalação da indústria automotiva. Esse é o primeiro recomeço. Inicia como funcionário da Volks e pouco tempo depois já era gerente de uma fábrica de auto-peças e casado com uma jovem burguesa "casadoira" Luciana ( Eva Wilma). Ou seja,torna-se um jovem bem-sucedido e convencional, mas pagou um alto preço por isso. Deixou de ser quem era, virou quem nunca sonhou ter sido. E decide tentar um novo recomeço.
Tudo isso é filmado de uma maneira singular e, absolutamente, inovadora. Depois de assistir esse filme entendi por que o Luiz Sergio Person é tão cultuado. Por essa descoberta, eu tenho que agradecer a Marina Person!
***
Assisti também " Profissão: repórter", do Antonioni, pois achei o momento oportuno para conhecer um pouco melhor a obra desse cineasta, devido a sua morte recente. Antes eu só tinha assistido seu filme mais famoso, " Blow up- depois daquele beijo" e tinha achado chatíssimo. Não entendia por que esse filme era sempre colocado entre os melhores de todos os tempos, em todas as listas.
Achei que assistindo outro filme do diretor eu iria desfazer minha má impressão, porém... Bom, quase não conseguia manter meus olhos abertos, quase morri de sono, apesar da bela atuação do Jack Nicholson.
Talvez assistir Antonioni seja como ler Guimarães Rosa, precisa ser feito no momento certo para que você absorva toda a sua genialidade... Talvez eu não esteja nesse momento...



quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Solução de vida (molejo dialético)

Acreditei na paixão
E a paixão me mostrou
Que eu não tinha razão

Acreditei na razão
E a razão se mostrou
Uma grande ilusão

Acreditei no destino
E deixei-me levar
E no fim
Tudo é sonho perdido,
Só desatino, dores demais

Hoje com meus desenganos
Me ponho a pensar
Que na vida, paixão e razão,
Ambas têm seu lugar

E por isso eu lhe digo
Que não é preciso
Buscar solução para a vida
Ela não é uma equação
Não tem que ser resolvida

A vida, portanto, meu caro,
Não tem solução.
(Paulinho da Viola/ Ferreira Gullar)


Já ouvi muitas discussões apaixonadas sobre se letra de música popular pode ser considerada poesia ou não. Como diz o poeta Frederico Barbosa: " música popular é, sim, poesia. Pode ser boa ou má, mas é poesia".
Essa letra acima é, ou não, um poema?

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Renan.

Alguém acreditava na cassação do senador Renan Calheiros? Bom, eu já havia previsto num post anterior que ele seria absolvido. Era mais do que previsível , pelas razões que expus anteriormente.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Na cama



Voltando ao trabalho depois de um bem vindo feriado prolongado. Peguei uma gripe "braba" no início e mal saí da cama nesses dias. Aproveitei o recesso, então, para ler algumas coisas que estavam atrasadas.

***


Lí a edição de agosto ( primeiro número) da revista " Le monde diplomatique Brasil" e tive uma boa surpresa. Na minha opinião ela veio para ficar e já se posiciona entre as melhores publicações do Brasil, ao lado de Carta capital, Caros amigos e Revista Piauí.

***


Suas matérias fogem do lugar-comum e dos generalismos. Aprofundam realmente nos temas e nos proporciona uma visão diferente da dos jornalões e revistas tradicionais.

***


Duas matérias merecem destaque: "O ano 1 da esquerda" que fala sobre os dilemas da esquerda após a derrota de Segolene Royal na eleição presidencial da França nesse ano e sobre as razões do triunfo do capitalismo sobre o socialismo real no século passado ( e a razão principal, em uma palavra, é o imperialismo) ; e "Apagar o passado?" sobre os métodos e contradições de Milton Friedman, pai do neoliberalismo.

***


Isso para nao falar da fantástica entrevista com o intelectual-bomba Noam Chomsky. Enfim , é uma revista para quem gosta de ler e se aprofundar em assuntos de interesse geral.

***
A imagem que ilustra esse post é a do filme " Era um vez no oeste", que eu assisti no feriado. Ele é dirigido por Sergio Leone, rei do " spaghetti western" e estrelado por Henry Fonda, Charles Bronson e a estonteante Claudia Cardinale.
É um filme realmente intrigante, cheio de falsas pistas e surpresas. Esse clima é garantido pela brilhante trilha sonora assinada por Enio Morricone.

***
É lógico que também fiquei de olho nas finais do Us open de tênis. A final feminina não teve graça. Justine Henin justificou o favoritismo e passeou em quadra na final. Como se diz no jargão do tênis, a russa Kuznetsova não viu nem a cor da bola.

***
Já a final masculina foi digna de um Grand Slam. De um lado o favorito Roger Federer e do outro a sensação sérvia Djokovic. Era uma final muito aguardada, já que o sérvio é o segundo tenista que mais venceu nessa temporada até aqui ( ficando atrás apenas de Nadal nesse quesito) e vem se mostrando o atleta mais carismático dos últimos tempos no circuito. Mas o showman sérvio não foi páreo para aquele que é, na minha opinião, o tenista mais completo de todos os tempos. O suiço venceu por três sets a zero, fora o chocolate!

***
Terminei de ler " História e consciência de classe" do Georg Lukács. Sempre leio um livro de ficção e um de não-ficção concomitantemente. Eu tinha empacado nesse , enquanto já tinha lido outros 3 de ficção...

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Pitacos (3)

A minha previsão se concretizou. O copom baixou as taxas de juros selic em 0,25%.Nossa, Bruno, como você adivinhou? Simples , eu não adivinhei. O mercado estava prevendo essa redução. E, é notório, existe um acordo não escrito entre o mercado e o Banco central , para que o primeiro não seja surpreendido. Ou seja, enquanto o BC for dirigido por Henrique Meirelles e seus falcões o mercado definirá o ritmo de queda da taxa de juros.

***
E para mostrar que eu sou bom mesmo em previsões, vou fazer outra: o Renan Calheiros será absolvido em plenário na quarta-feira, a não ser que estoure uma bomba atômica daqui até lá.

***
Mais uma vez não se trata de execício mediúnico. A votação será secreta. O Renan tem muitos quilômetros rodados no parlamento, portanto conhece muitas falcatruas de seus colegas. Tem muita gente que tem dito que votará pela cassação, para não contrariar a opinião pública(da), mas no escurinho do cinema a história é outra.
Alguns senadores da oposição estão sendo pressionados pelos governadores de seus estados a votar contra a cassação. Esse é o caso, por exmplo, dos senadores Jonas Pinheiro e Jayme Campos, ambos senadores pelo DEM de MT. O govenador de MT Blairo Maggi enquadrou-os para que eles votassem a favor de Renan.
Dito isso, espero que não seja supresa para ninguém a absolvição . Não que eu queira isso , mas é uma constatação. Eu apostaria nisso.

***
Comprei hoje o CD "Só gafieira" da dupla Zé da Velha e Silvério Pontes. Coloquei o som no repeat e não me canso de escutá-lo. É um disco instrumental com músicas do Pixinguinha, Ary Barroso, Noel Rosa, Jacob do Bandolim... Essa aquisição é fruto da impressão que me causou o documentário "Brasileirinho" , sobre o qual eu falei no post anterior. A dupla é personagem nesse filme e é tratada com reverência ( principalmente, Zé da Velha).

***
Outro CD que não sai do meu som é " A vida me fez assim" da Teresa Cristina e Grupo semente. Isso sim é samba!!! Como eu também já havia dito, eu sou um consumidor de rock e jazz, mas esse documentário jogou luzes a uma mina de ouro que eu pouco conheço, o chorinho e o samba de raiz. E está sendo fascinante explorá-la.

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Pitacos (2)

Enfim consegui assistir "Brasileirinho", um documentário sobre o chorinho dirigido pelo finlandês Mika Kaurismaki. Esse filme só está passando em uma sala de cinema aqui em BH e somente na parte da tarde. Tive que me virar para sair mais cedo do trabalho. Valeu a pena!

***
Nesse filme, o grande protagonista é a música. O mínimo que você pode esperar ao vê-lo é uma hora e meia de boa música, tocada por feras como Zé da Velha , Guinga, Teresa Cristina e outros.

***
O documentário não tenta "esgotar" o assunto chorinho. A narração dá apenas umas "pinceladas" na história desse gênero musical , que teve início na década de 1870, surgido no seio da classe média carioca, deixando o resto por conta do bate-papo entre os músicos. Esses tentam nos explicar , por exemplo, a diferença da improvisação do chorinho e do jazz, as diferentes batidas do pandeiro... Não conseguem. Aí eles pegam seus instrumentos e simplemente tocam. Aí nós entendemos, ou melhor, sentimos o que eles queriam dizer.Talvez seja por isso que dizem que a música é uma linguagem universal.

***
Uma coisa que ficou bastante clara é que o chorinho é uma música para ser tocada e escutada em qualquer lugar. Eles tocam num suntuoso teatro, num barco, numa fazenda, mas , não há dúvida, eles se sentem realmente à vontade tocando no boteco, tomando uma cerveja com os amigos.

***
Não se enganem , o chorinho não está morrendo. Está se renovando, absorvendo novas influências , principalmente de suas irmãs mais novas: o samba e o jazz. Tudo graças aos abnegados músicos, que são verdadeiros militantes da música. Fazem-na por amor, ou melhor, por paixão.

***
Saí do cinema em estado de êxtase! Fui tomar um café num boteco ao lado e estava tocando uma música, que não sei se era da Ivete Sangalo ou do Babado novo. Aí voltei à realidade, a contragosto... Lembrei que vivemos no mundo do jabá, da panelinha, que não tem lugar para a paixão, para a abnegação.

***
Eu, que sou fã de rock'n'roll e jazz, passei a sentir a vontade e a necessidade de conhecer melhor a música brasileira. E é isso que eu vou fazer...

***
Mudando de assunto: e o Nadal , hein? Acabou perdendo para o compatriota Ferrer, nas quartas-de-final do Us open. Bom , agora eu aposto numa final entre Federer e Djokovic. Se ocorrer, esse jogo será um jogaço!

***
É hoje a reunião do Copom. Estou escrevendo antes de saber o resultado e aposto que será anunciada uma redução de 0,25% na taxa de juros . Não , não sou adivinho e nem sabichão. É que esse Banco Central é previsível pra chuchu!

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Bruno X Vinícius

" A vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros pela vida"
Vinícius de Moraes

Às vezes eu me pergunto se não seria justamente o contrário : A vida é a arte do desencontro, embora haja alguns encontros pela vida...



segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Pitacos

Parece que combinaram. O ministro do STF Joaquim Barbosa figura na capa da VEJA e da ÉPOCA e é tratado como herói. Lembra das capas dessas duas revistas quando ficou definido que haveria segundo turno, na eleição presidencial de 2006? Geraldo Alckmin estampado nelas e reportagens elogiosas.
***
A revista ÉPOCA fez uma revelação bombástica sobre o ministro : " Ele é fã de cabrito e arroz com brócolis, prato servido em um restaurante da Lapa..." Essa notícia poderia fazer parte da série " Notícias que vão mudar o mundo" do site Kibeloco.

***
Não é picuinha minha. Pessoas são alçadas ao céu ou arremessadas ao inferno numa velocidade impressionante. Lembra do Ibsen Pinheiro? Ele foi presidente da Câmara dos deputados entre 1991 e 1992, época em que comandou o processo de impeachement do Collor. Chegou ao auge da sua carreira política, cotado para ser candidato a presidência da República em 1994. Era tido por todos como uma referência ética no parlamento. Estava no céu.Eis que surge uma reportagem criminosa da Veja, estampando sua foto na capa e os dizeres: " Até tu, Ibsen?". A reportagem garantia que a revista tinha decoberto um depósito de 1 milhão de reais na sua conta. Provou-se depois que o depósito era de mil reais, proveniente da venda de uma caminhonete. Mas o estrago já estava feito, seu mandato foi cassado,teve sua trajetória política abortada e conheceu o inferno.

***
Tenho simpatia pelo ministro Joaquim Barbosa, mas ele foi apenas o relator do processo. O que ele fez? Relatou o processo! Incrível , né? Não julgou nem condenou ninguém ainda, como parece sugerir nossa mídia.

***
O melhor programa de TV produzido no Brasil se chama " Pontapé inicial" da ESPN Brasil. Alia cultura e esporte de uma maneira muito competente e bem-humorada. Aliás , esse deveria ser o padrão, já que o esporte, e principalmente o futebol, estão inseridos na nossa cultura.

***
O US open de tênis está chegando a suas fases decisivas. Há uma grande expectativa para o confronto entre Federer e Nadal, número 1 e 2 do mundo respectivamente, na final. Mas antes um deles tem que passar pelo garoto-revelação Novak Djokovic, número 3 do ranking mundial. O simpático tenista sérvio já venceu os dois esse ano. Esse torneio promete!

domingo, 2 de setembro de 2007

Paris, Texas


Essa é uma obra-prima do diretor Wim Wenders , vencedora da Palma de Ouro em Cannes, em 1984. Revi esse filme ontem e passei a gostar dele ainda mais. Filmaço. Recomendo!