terça-feira, 25 de setembro de 2007

O poodle do poodle

É muito comum você ter uma simpatia instantânea por uma pessoa. Pode ter vários motivos: o carisma, uma atitude louvável... ou, mais comumente, nenhum motivo. A grande maioria dessas simpatias instantâneas inexplicadas evoluem lentamente para uma decepção. Isso aconteceu comigo recentemente.

Eu tinha por Bernard Kouchner uma grande admiração. Ele foi o criador do"Médicos sem Fronteiras", organização que visa recrutar médicos para ações humanitárias em locais onde há vítimas de catástrofes, epidemias, conflitos...É uma idéia brilhante que seduz milhares de médicos, principalmente, jovens e idealistas como eu. Durante algum tempo eu sonhei em ser recrutado, mas a vida foi me levando, de um lugar para outro, até que cheguei aqui em BH e não tenho como sair, pelo menos por enquanto.

Bom , portanto não era imotivada minha simpatia por ele. Mas eis que vem a quase inexorável segunda fase, a decepção.

Kouchner , que era um dos expoentes do partido Socialista francês, aceitou o convite do presidente da França,o direitista Nicolas Sarkozy, para ser seu Ministro do Exterior ( desfiliando-se assim do PS). Esse oportunismo não é uma atitude muito honrosa, mas podemos considerar que faz parte do jogo. So far...

O problema é que ele começou a colecionar gafes e atitudes condenáveis. Sua última foi a bravata " Temos que nos preparar para o pior, e o pior é a guerra", falando sobre o Irã e suas supostas armas nucleares. Sabe-se, porém, que o Irã precisaria de 3 a 8 anos para fabricar uma bomba atômica, tempo mais do que suficiente para se tentar a alternativa diplomática.

Esse anúncio de Kouchner se insere no seguinte contexto: Bush procura desesperadamente um motivo para atacar o Irã ( a Casa Branca acusa o Teerã de patrocinar a resistência à dominação americana no Iraque e, mais importante, Bush busca um trunfo para a eleição presidencial americana no ano que vem, caso contrário seguirá sendo um "lame duck") e o chefe do ex-socialista , o hiperativo Nicolas Sarkozy, é o mais novo poodle de Bush. E Kouchner, ao que parece, é o poodle do poodle!

Portanto, ele, até então considerado um grande humanista, pode se tornar co-autor de mais uma guerra sórdida no Oriente Médio!

É ou não é para se decepcionar?

0 comentários: