sábado, 29 de setembro de 2007

A capa da Veja

Com o relatório da polícia federal comendo solto por aí e denunciando o "mensalão tucano" , a Veja dá o Che Guevara na capa! E a matéria? O velho discurso da época da guerra fria tentando derrubar o mito. A desculpa é o aniversário de 40 anos da morte do guerrilheiro. Ora, mas ele morreu em 8 de outubro. Essa capa, portanto, poderia ser a da próxima semana.

Se eu soubesse que os editores da Veja tiveram esse "apagão mental" , eu poderia ter sugerido vários assuntos para a capa:

1) a CPI da TVA-Abril : A Veja poderia aproveitar sua sanha denunciadora e explicar tim-tim por tim-tim o negócio nebuloso que foi a venda da TVA ( que pertence ao grupo Abril, dono da Veja) para a Telefônica. A Telefônica é uma empresa espanhola e a constituição brasileira proíbe que uma empresa estrangeira controle um veículo de comunicação. A suspeita é que há um contrato de gaveta deixando o controle da TVA nas mãos da Telefônica. Uai, peraí! Isso não torna a Abril "laranja" da Telefônica? Por que a Veja se preocupa tanto com os "laranjas" do Renan Calheiros e se esquece de "laranjas" mais próximos? Informação: já há na Câmara dos deputados um requerimento com 181 assinaturas para a instauração da CPI. O número de assinaturas é o suficiente para sua instalação , mas há lobistas da Abril aliciando os deputados a retirarem suas assinaturas. Uai, peraí! Se não deve nada, a Abril não tem nada a temer, certo? A Veja disse algo semelhante quando o governo tentava impedir CPIs que não eram do seu interesse. Por que dois pesos e duas medidas,hein Veja?!?!

2) O "mensalão tucano" : O "mensalão do PT" que foi alvo de dezenas de capas da Veja envolveu 19 políticos, o "tucano" envolveu 150 políticos e não teve nenhuminha. Por que não se fala que o Aécio Neves recebeu R$100.000 do valerioduto para sua campanha para deputado federal em 1998? Por que não se fala que o valerioduto abasteceu, através de caixa 2, a campanha do FHC, como reconheceu, nada mais nada menos, que o presidente do PSDB e cadidato ao governo de Minas na época, Eduardo Azeredo? Por que não se fala que o presidente do PT na época da denúncia do esquema chamado de mensalão, José Genuino, pecou por omissão e o presidente do PSDB em 1998, Azeredo, foi o beneficiário direto do crime? Por que não dizer que o Caixa 2 tucano envolveu muito mais partidos e muito mais dinheiro que o petista? Isso não isenta o PT de crime de caixa 2 , mas será que o leitor da Veja não merece conhecer a verdade?

3) Dados do IBGE: Estudo recente do IBGE mostrou que caiu a pobreza entre os idosos e isso se deve ao aumento real do salário mínimo nos últimos anos e seu reflexo na previdência social. Mas os "cabeça de planilha" da Veja não dariam uma capa assim, isso seria confessar que a previdência não é só mais um gasto , que ela trás benefício evidentes para a população como um todo, já que muitos idosos são hoje arrimo de família.

Esse temas são mais pertinentes para a capa da revista semanal mais vendida do Brasil ,não acham? Mas a Veja prefere continuar sua doutrinação direitista da classe média ( que se acha informada lendo a Veja!).

4 comentários:

Anônimo disse...

Então leia a Carta estatal, ops, Capital ou aquele panfleto comunista, Caros Amigos. Ali, realmente ha muita "informação" ne?

Bruno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno disse...

Anônimo, já vi que você é um dos "doutrinados" da Veja!

Anônimo disse...

Aprendi muito