terça-feira, 7 de julho de 2009

Desejo e perigo

Domingo eu assisti a um belo filme. Desejo e Perigo, do diretor chinês Ang Lee. De volta à terra natal, depois da experiência hollywoodiana que incluí sucessos de público como O segredo de Brokeback Mountain e Hulk, Lee volta a fazer um filme impactante e artisticamente relevante.

A ação do filme acontece na China ocupada pelos japoneses durante a segunda guerra mundial. Um grupo de amigos decide que não pode ficar de braços cruzados vendo a pátria ser humilhada. Planejam então assassinar um desconfiado e bem-protegido chinês do alto escalão do governo colaboracionista, o Sr Yee. A linda estudante Wang Jiazhi é escalada para tentar se infiltrar na casa dele e descobrir detalhes sobre os seus hábitos e mais algumas informações que pudessem ser útil à resistência. E ela consegue muitos destes objetivos ao ganhar a confiança do Sr e da Sra Yee e passar a freqüentar a sua casa com constância, porém sob o disfarce de uma rica esposa de um empresário chinês. Para tentar se aproximar ainda mais do Sr Yee, Wang o seduz. As cenas de intimidade entre os dois, a angustia e olhar distante durante o sexo e os pequenos gestos que deixam transparecer algo semelhante a afeto são os pontos altos do filme.

Mais não vou contar. Desejo e Perigo tem figurinos e fotografia lindos, atuações impecáveis, principalmente de Wei Tang (Wang Jiazhi) e Tony Leung Chiu Wai (Sr Yee) e é muito bem dirigido. Veja o filme, você terá quase três horas de puro deleite.

Mas não era sobre este filme que eu iria falar hoje, era sobre Stella, um dos melhores que eu vi este ano. Outro dia eu faço um post sobre ele.

(Fazia tempo que eu não escrevia sobre cinema, né?)

2 comentários:

André disse...

Putz Bruno, sabia que já tinha falado deste filme em algum canto do meu blog: http://avoltadosquenaoforam.wordpress.com/2008/03/12/sinais-de-fumaca-na-china/

A moça que fez este filme foi banida da mídia chinesa por conta das cenas de sexo que protagonizou. Feio, não?

Abraços,

Bruno disse...

Caramba, André! Eu não sabia disso, não. Pô, as cenas de sexo são o ponto alto do filme. Não são gratuitas, são importantes, pois essas cenas são frestas através das quais podemos espreitar,observando os olhares, os pequenos gestos,etc. os sentimentos dos personagens...