sexta-feira, 26 de junho de 2009

Flashes de Wimbledon


Apesar de ter sido por 3 sets a 1, a vitória de Federer de hoje foi bem tranquila. Ele jogou para o gasto e não deu chances para o seu adversário. Tendo acompanhado seus três jogos no torneio, é possível afirmar que Federer está voltando ao melhor de sua forma. E digo mais: jogando o que está jogando, ele é imbatível na grama, mesmo se tivesse que enfrentar Rafael Nadal. Então aí está o meu palpite: Roger Federer levará o seu 15º título de grand slam.

Na próxima rodada ele enfrenta Soderling, seu adversário na final de Roland Garros.

***
Andy Murray, a grande aposta britânica, também tem vencido com facilidade os seus jogos. Ele é capaz de jogar muito bem na grama, mas creio que ele não tem punch o suficiente para vencer Federer e a pressão da torcida britânica, que há 73 anos não vê um compatriota vencendo este torneio, numa eventual final.

***
A grande surpresa do torneio até aqui é a vitória do chatinho Lleyton Hewitt sobre o número cinco do mundo Del Potro. Lembrando: Hewitt já venceu este torneio em 2003. Ele pode dar trabalho na chave de cima.

***
Djokovic também está vivo no torneio. Mas acredito que não se manterá assim até a final, até porque ele está na chave de Roger Federer.

***
Karlovic meteu 46 aces no Tsonga e venceu por 3X1. Ele é um daqueles caras que apostam todas as suas fichas no saque. Essa estratégia costuma dar mais certo em Wimbledon do que em outros grand slams, mas acredito que não o levará além das quartas-de-final. Ele pegará agora, e provavelmente vencerá, o espanhol Fernando Verdasco, mas depois poderá enfrentar Federer e aí...

***
Outro candidato a frustrar os sonhos de Murray é o norte-americano Andy Roddick. Eles podem se cruzar nas semifinais.

***
Está rolando um babado lá em Wimbledon. Veja você que Dinara Safina, número 1 do mundo ( e a minha queridinha), Serena Williams, número 2 ( e minha segunda queridinha) e Venus Williams, atual campeã do torneio, fizeram seus jogos na quadra 2, conhecida como The Graveyard of Champions. Normalmente tenistas deste calibre são colocadas para jogar na quadra central ou na quadra 1. Elas, com razão, se sentiram desrespeitadas e reclamaram.

Venus, quando foi informada da quadra em que jogaria, não acreditou, achou que a direção do torneio havia se enganado.

Safina, quando perguntada se estava chateada com a escalação da sua partida para uma quadra secundária, respondeu ponderadamente: "Hopefully next match I'll play on a bigger court. Of course it's not fair, but I'm not doing the schedule. If tournament directors or whatever, referees, think this way ... I just thought if I win the match, I have next day the chance to play on a bigger court".

E Serena foi além: "Well, I'm happy to have gotten my match over and to have won. I always play on Court No2 — it's not a court for Roger [Federer], but it's definitely a court for me". E depois completou ironicamente: "But I haven't won Wimbledon five times".

A direção do torneio vai ter que rever os seus critérios. Tanto Safina quanto as irmãs Williams têm que jogar nas quadras principais. Elas e o público merecem.

***
A final feminina será jogada no dia em que o primeiro título de simples em Wimbledon da brasileira Maria Esther Bueno completa 50 anos. A Sportv noticiou que a direção do torneio está preparando uma homenagem para ela. Tomara, seria emocionante.

0 comentários: