segunda-feira, 30 de março de 2009

Recadinho para Eliane Catanhêde

A essa altura, acho que todos já devem ter lido ou ficado sabendo da coluna de ontem da Eliane Catanhêde na Folha de S. Paulo. Uma pérola!

Depois de ouvir o discurso de Lula dizendo que a crise foi causada "por comportamentos irracionais de gente branca de olhos azuis" e que não seria justo que a conta fosse paga por negros e índios, a jornalista sentiu-se ofendida e escreveu, com raiva:

"Ser "branca azeda" foi um pesadelo de gerações de adolescentes brasileiras. Passavam horas sob o sol escaldante, sem filtro (nem existia), e tudo o que conseguiam era uma vermelhidão de doer, descascar dos pés à cabeça e, no meu caso, centenas de pintas no corpo e três cânceres na cara. Não tenho culpa de não ser um Michael Jackson às avessas nem por crise nenhuma, muito menos pela maior crise econômica mundial desde a Segunda Guerra. Nem eu nem milhões de cidadãos que não são negros, nem índios, e condenam o racismo com igual veemência. Todo racismo. Lula perdeu uma bela chance de ficar calado, ao culpar os "brancos de olhos azuis" pela crise. E justamente ao lado do primeiro-ministro britânico Gordon Brown -que, segundo a imprensa londrina, ficou "constrangido"".

Bom, lógico, estamos todos com peninha da branquíssima jornalista da Folha. Eu, sério mesmo, me solidarizo com ela. Afinal, ela, por ser muito ingênua, não entendeu o que o presidente quis dizer e acabou se sentindo vítima de preconceito(!). Então, como sou um gentleman, vou mandar um recadinho para ela, tranquilizando-a:

"Cara, Eliane, li sua coluna de ontem e percebi que você não entendeu uma parte do discurso que Lula fez ao lado de Gordon Brown, naquele encontro em Brasília. Às vezes, realmente, não é fácil entender uma ironia ou uma figura de linguagem. O que o presidente quis dizer foi que a crise mundial foi causada por atitudes irresponsáveis de banqueiros e governos de países ricos, do hemisfério norte, habitados majoritariamente por brancos, e que não seria justo que as nações mais pobres, do hemisfério sul, habitadas por muitos negros e índios, pagassem por ela. Ele não disse que ela foi causada por todos os brancos de olhos azuis. Não precisava se ofender tanto, a não ser que você seja uma blue-eyed banker americana disfarçada de jornalista! Portanto, fique tranquila. Não há necessidade de tostar sua pele alva ao sol do meio-dia por causa disso, como você disse, quase me arrancando lágrimas, que gerações de pálidas moçoilas faziam.

Bejim, bejim. Tchau, tchau."

Sobre o mesmo assunto, leia esse post do blog do Nassif.

4 comentários:

Lingua de Trapo disse...

Caro Bruno, me permita reproduzir esta postagem no Língua de Trapo, pois devo reconhecer que você é mesmo um gentleman, enquanto eu, na última vez que vi a tucanhede dizer que senador Jarbas Vasconcelos era o último fiapo de esperança para moralizar o Senado, quase infartei. Se interessar, veja o link da referida postagem http://linguadetrapo.blogspot.com/2009/03/ate-tu-bispa-tucanhede.html#comments

Bruno disse...

Claro que pode reproduzir!

Anônimo disse...

Mandou muito bem Bruno!
Vou seguir seu blog a partir de hoje!

MARCIO COSTA disse...

Bruno,

o Língua me indicou seu Blog. Seus comentários são muito bons e coincidem com minha visão política.

Mas, há um problema: vc escreve pouco.

É um desperdício. Escreva mais para podermos acompanhar seu blog.Assunto é que não falta!

Um abraço