segunda-feira, 16 de junho de 2008

Brasil: um sucesso e um vexame

A seleção brasileira de basquete feminino conseguiu ontem a vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim num jogo muito emocionante contra a brava seleção de Cuba. O jogo foi pau a pau até o fim. O Brasil sentiu falta de sua principal jogadora, Iziane, que foi cortada após desentendimento com o treinador. A seleção brasileira jogou com muita raça, para compensar o desfalque, e teve sorte nos momentos decisivos. E não, não é nenhum demérito contar com a sorte para uma vitória. Sem sorte, diria Nelson Rodrigues, sequer se atravessa a rua sem ser atropelado por uma carrocinha de chicabon.

***

Levando-se em conta que a seleção brasileira de basquete feminino foi sorteada para um grupo dificílimo nas olimpíadas (Brasil, Austrália, Belarus, Coréia do Sul, Letônia e Rússia), acho que devemos fazer de tudo para irmos com força máxima, e isso inclui levar nossa principal cestinha. Não sei como, mas deve haver um entendimento entre o técnico e Iziane, que, repito, foi cortada do pré-olímpico com justiça. Imagine a falta que ela faria num jogo contra a campeã mundial Austrália. E num jogo contra a forte seleção russa.

***

E a seleção brasileira de futebol, hein? Que vexame! A partida do Brasil contra o Paraguai foi uma das piores apresentações da seleção que os meus 27 anos me permitiram ver.

Um time com 3 volantes. Acho que nem o Volta Redonda ou a Cabofriense entram em campo tão acovardados. Dois a zero foi até pouco, pela superioridade do Paraguai durante todo o jogo, inclusive após a expulsão de um atleta.

Agora, há uma evidente falta de talentos disponíveis para se formar uma seleção brasileira de respeito. Não se pode querer ganhar uma Copa do Mundo, por exemplo, com um time em que o Robinho é o grande "craque". Mal e mal, ele consegue ser titular em alguns jogos do Real Madrid.

O Brasil encontra-se em uma nítida entressafra, é hora de renovar. E quem o mandachuva da CBF, Ricardo Teixeira, escala para essa difícil missão? O "experiente" técnico Dunga, que nunca dirigiu nem carrinho de pipoca! E ele resolve renovar a seleção brasileira de maneira genial, convocando e colocando de titular os "jovens" Mineiro, Josué, Gilberto...

É por essas e outras que cada dia que passa me empolga menos a seleção brasileira de futebol ( alguém disse com propriedade que essa não é a seleção brasileira. É a seleção da CBF, feita para ela faturar em cima). Nem cogitei comprar ingressos para assistir ao jogo contra a Argentina no Mineirão.

***

Estou falando muito de esportes ultimamente, ? Acho que é o espírito olímpico!

E isso porque não falei das finais da NBA entre Boston Celtics e Los Angeles Lakers ( o time californiano venceu hoje, e a série está 3 a 2 para os Celtics), nem da final do torneio de Quenn's, preparatório para Wimbledon, entre Rafael Nadal e Djokovic. O espanhol venceu seu primeiro torneio na grama e mostrou que tem condições de bater o superfavorito Roger Federer no grand slam inglês.

0 comentários: