quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Agora a história é outra



Não há como de referir a esse momento, ou sequer pensar nele, sem emoção: Barack Obama foi eleito de maneira categórica o 44º presidente dos EUA.

Amigos, estamos vendo a história sendo escrita. Os americanos, cansados de 8 anos de escuridão, dão uma chance à esperança. Elegeram um negro, o primeiro a governar a maior potência econômica e militar do mundo. E isso pouco mais de quarenta anos depois de outro negro ser morto por ousar dizer que todos deveriam ter direitos iguais independentemente da cor de sua pele.

Como não se deixar levar pela emoção vendo essa cena?


Como não encher o coração de esperança ao ver um presidente eleito de maneira tão incontestável e com uma vitória tão cheia de simbolismos fazer um discurso da vitória assim, sem ódio, sem arrogância, sem revanchismo?

A eleição de Barack Obama é um daqueles momentos em que mesmo não tendo nenhuma participação importante e decisiva eu me sinto um verdadeiro vitorioso. Sinto-me fazendo parte da história. Em relação a política só lembro de ter me sentido assim duas vezes: nas eleições de Lula em 2002 e 2006.

Agora o mundo volta a olhar para os Estados Unidos com outros olhos. Com mais respeito e admiração. Com esperança de mudança no Oriente Médio, na relação dos EUA com o resto do mundo e no fim do embargo econômico à Cuba.

Os EUA mudarão e o planeta mudará, com certeza para melhor. Resta-nos esperar para ver a magnitude da mudança, mas ninguém pode negar: o mundo será um lugar muito mais seguro para se viver com Barack Obama no lugar que hoje é ocupado por George W. Bush .

* Desculpe pelo texto emocionado. Eu não saberia escrever de outra forma sobre essa eleição que eu acompanhei com tanta emoção e torci com tanto entusiamo.

0 comentários: